Distribuidora Falcão – versos no atacado e varejo

Lorenzo Falcão

Sobre o livro

Lorenzo Falcão nasceu em 1958, em Niterói (RJ), mas sempre teve um pé em Cuiabá (MT), devido ao laço familiar materno. E nessa cidade vive há mais de 40 anos. É jornalista e autor literário transitando entre prosa e verso. Também acumula experiências em artes como teatro, cinema e música.

Desde 2010 é redator do site cultural Tyrannusmelancholicus.com.br, com forte pegada literária, no qual, seu trabalho oscila entre jornalismo e literatura e/ou os dois juntos: jornalismo literário.

Destaca-se nas letras mato-grossenses através de alguns prêmios já conquistados e também por intermédio de uma fértil produção que, há décadas, vem ganhando visibilidade nos meios de comunicação e coletâneas. Em 2018 foi eleito para a Academia Mato-grossense de Letras.

Já publicou cinco livros: “Motel Sorriso” (2002, contos, edição do autor), “Diferente” (2005, poesias, edição do autor), “Mundo Cerrado” (2011, poesias, Entrelinhas Editora), “Duplex: concurso interno de contos” (2018, contos, Carlini & Caniato Editorial, em conjunto com sua esposa, Fátima Sonoda), e “Distribuidora Falcão – versos no atacado e varejo” (2018, poesias, Arcada, selo criado com mais três amigos escritores).

Em seu mais recente livro, “Distribuidora Falcão – versos no atacado e varejo”, o autor reuniu versos que foram feitos há décadas e outros mais recentes, que estão separados entre haicais que louvam Cuiabá, a terra que adotou, e que emplacou 300 anos em 2019.

Sobre sua prosa, escreveu a escritora Tereza Albues (1936-2005): “Lorenzo Falcão tem uma forma singular de contar suas histórias. Maneja os fios invisíveis da estrutura da narrativa com humor e ironia, dentro duma segurança de quem tem intimidade com a matéria com a qual está lidando: as palavras.”

 

Seus versos já foram saudados pelo escritor Ricardo Guilherme Dicke (1936-2008): “Água pura, gosto de cerrado são as imagens que vejo ao ler seus poemas… poeta à procura da musa, mais um poeta exemplar que ama o que escreve e é assim que deve ser, porque o poeta é filho dos deuses e a alma da vida.”

 

 

Lorenzo (de Jesus Miranda) Falcão é natural de Niterói (RJ), mas está radicado em Cuiabá desde 1978. De forma autodidata, adentrou-se nas letras através do jornalismo cultural e da literatura, acumulando também experiências com teatro, cinema e música. Já atuou como jornalista nos principais veículos de comunicação de Cuiabá e, desde 2010, é o responsável pelo site com viés cultural tyrannusmelancholicus.com.br. É poeta, prosador e croniqueiro, e membro da Academia Matogrossense de Letras desde 2018. Publicou os livro de contos Motel Sorriso (2002) e Duplex: concurso interno de contos (2018, este em parceria com sua saudosa esposa Fátima Sonoda), a revista independente de poesia dIFERENTE (2005) e os livros de poemas mundo cerrado (2011), distribuidora falcão – versos no atacado e varejo (2018, Arcada) e Abobrinha (2021).