Um matemático planeja destruir o mundo e para isso constrói uma bomba de reação retroalimentada. Mas quando seus planos colidem com um levante indígena, ele começa a rever sua vida em busca das justificativas para acabar com tudo. Fibonacci 5 é um livro sobre o tempo, e como coisas maravilhosas surgem quando simples atos se repetem infinitamente.
Trecho
Fomos do universal ao eu em esquizofrenia cósmica. Por essas e outras, vou pôr termo à troca de experiências, um basta à aprendizagem significativa. Nunca mais salva de palmas e vaias – nem contra, nem a favor. Nunca mais sopa primordial, capacidade de aglutinar, dividir e multiplicar. Chega de armazenar e preservar. Chega de Nobel disto, Nobel daquilo. É o fim das revoluções deste, das contrarrevoluções daquele. O fim do como é, do como foi, do como tem parecido ser e do como ainda será. Os tempos passados não serão sequer passatempos. Quem deixa rastro é bomba. Eu, o ponto de inflexão.
Danilo Fochesatto nasceu em Cuiabá, em 1983. É autor de 8ito (A Fábrika, 2007) e Lá, onde uma porta jamais parou de bater (Arcada, 2018). Fibonacci 5 é seu primeiro romance.